Pesquisar neste blog sobre...

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Como comecei a desenhar móveis

PARA VER ALGUNS DE MEUS DESENHOS ACESSE O ÁLBUM DE PROJETOS EM MEU ORKUT CLICANDO AQUI:


Itatiba, cidade onde vivo, é a CAPITAL BRASILEIRA DO MÓVEL COLONIAL, pois fabrica os melhores móveis em madeira maciça e tem excelentes marceneiros, muitos talentos herdados de várias gerações.

Em 1982 aceitei um emprego de vendedor de móveis em uma pequena loja na Av. 29 de Abril, em Itatiba, onde conheci Glauco, um vendedor comprovadamente eficiente. Ele não só se prestava ao trabalho de vendas como também modificava os móveis existentes na loja de acordo com a necessidade do cliente.

O trabalho era feito em papel milimetrado e o móvel era somente visto na dimensão frontal.

Entendi tudo facilmente e não vi dificuldade alguma em fazer o mesmo trabalho que ele, porém permanecei pouco tempo nesta loja.

Naquela época o mercado imobiliário construía mansões para profissionais bem sucedidos que precisavam de móveis grandes e funcionais para preenchê-las, o que nem sempre as lojas atendiam. Era uma época de mudanças.

Arcas, oratórios, mesas para 12 pessoas que ocupavam, aproximadamente, 20 metros quadrados (quase um terço de um apartamento padrão atual). Estantes de 5 metros de comprimento por 3 metros de altura eram o "must" da época, e nelas incorporava-se o aparelho de som, o bar (repleto de whiskies e outras bebidas importadas, muitas vezes aquários e enciclopédias. Desenhei muitas destas.
estante em cerejeira, bem no estilo dos anos 80(foto retirada na internet)

O vendedor e desenhista considerado um prodígio na cidade, trabalhava na maior loja de móveis e tinha todas as regalias existentes para o cargo(tinha até motorista para levá-lo em visita aos clientes). Esta empresa estava em fase de mudanças e contratou-me para renovar o quadro de funcionários. Substituí o prodígio com sucesso.

Trabalhando dentro da fábrica descobri todos os segredos para a produção do melhor móvel que poderia haver na época e tudo o que foi incorporado em matéria de tecnologia para os móveis desde então foi facilmente assimilado e colocado em meus projetos, inclusive pinturas e ferragens especiais.

O cenário mobiliário mudou muito. Praticidade e design "clean" ocuparam as melhores casas e apartamentos. A economia de espaço tornou-se uma regra para todas as classes. As mansões viraram consultórios médicos e escritórios, ou ainda foram demolidas e deram espaço aos grandes prédios.
Home Theater projetado nas especificações do cliente

Hoje não existem mais diferenças no mobiliário, porém muitas coisas, nós, como designers, sabemos distinguir e oferecer ao público certo.

Por tradição muitas empresas de movelaria em Itatiba me procuram para confecção de projetos personalizados. Estou começando a levar isto bem mais profissionalmente, tanto que estou fazendo curso de design de móveis no SENAI de Itatiba e, agora, estou criando este blog.

Este meu trabalho representa a distinção entre quem deseja uma casa personalizada e funcional e alguém que queira simplesmente ocupar os espaços dos móveis em sua casa.

Espero ajudar com idéias as pessoas que OUSAM fazer o melhor pela família e que queiram unir o útil ao belo colocando cada coisa em seu devido lugar.


Ou seja,
o melhor lugar do mundo é a casa da gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário