Pesquisar neste blog sobre...

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A importância de fazer MUITOS projetos

Muitas vezes somos obrigados a fazer coisas que não gostamos, mas existem coisas que sentimos prazer em fazer. Mesmo que isto seja um trabalho remunerado e de grande valor, ele pode parecer uma brincadeira para a gente.
Este ponto é atingido quando imaginamos um espaço vazio, sem móveis, e nós, projetistas, conseguimos, diferente de muitas pessoas, imaginá-lo muito bem preenchido com os melhores e mais bonitos móveis. É como estar olhando o futuro. Imagino como se fosse fazer uma foto de um lugar que ainda não existe. Este é meu estimulo!
A arte de viver requer muito esforço. Temos que ganhar dinheiro "todo santo dia", pagar contas e prover com tudo nossos dependentes. A obrigação de trabalhar é um acordo que fazemos com a sociedade, mas não considero meu trabalho como cansatívo ou chato. Estou sempre aprendendo, melhorando e sinto prazer a cada descoberta, como por exemplo, um novo jeito de olhar um móvel ou demonstrá-lo ao cliente. Isso me anima.
O projetista deve ser movido a desafios, e considerar que a remuneração é uma consequencia de um trabalho bem feito. Seu valor é dado pelos seus clientes, e não por ele mesmo.
Desafios: loja de roupas em perspectiva. Um ponto de vista
Preguiça, falta de interesse, obrigação de dever cumprido, contas a pagar, são coisas que atrapalham a criatividade e fazem o desenho ficar feio, mesmo que seja feito no melhor de todos os programas de computador, e os clientes sentem isso!
O carinho que tenho com cada projeto, é como o de um fazedor de carimbos: estou fazendo um "original", depois vem as cópias...Eu gosto desta sensação!
Vale muito mais o prazer de fazer um projeto do que o valor que recebemos por ele. Projetistas têm que considerar que um projeto aprovado de móveis não pode custar mais do que 1% do valor do móvel.
A questão é a seguinte: existem coisas que custam tão barato que é inviável fazer projeto. Como exemplo temos os móveis de magazines. Por outro lado um apartamento de médio porte facilmente comporta mobílias que custarão mais de R$70.000,00. Projetá-los custaria R$700,00, e isto pode ser feito em, no máximo, três dias. O bom projetista consegue fazer isso, tanto na mão quanto no computador. Seriam, digamos, 6 ambientes.


Se não aprova isso é melhor procurar outra profissão que lhe faça feliz...conselho meu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário